38 ideias de looks para daminhas e pajens

Continuando com a série de posts sobre casamento, dá o play aqui embaixo e vem ler as dicas para os looks de daminhas e pajens:

Não quero ser repetitiva, mas algumas coisas tem de serem levadas em consideração:

1º – conversem com as crianças no momento do convite. Muitos casais de noivos esquecem de perguntar para a criança se elas querem. Conversam com os pais e eles acabam decidindo que se a criança irá ou não participar. Mostrem vídeos de daminhas e pajens e perguntem se elas desejam cumprir esse papel. Quando eu fui daminha, não lembro de terem me perguntado se eu queria e até entrar na igreja eu batia o pé que não iria (aquariana né mores!), mas na hora de entrar acabei indo, amei e na festa ficava atrás da irmã da noiva pedindo pra ser daminha dela quando ela casasse (o que nunca aconteceu). Resumindo: crianças podem ser imprevisíveis;

2º – elas são crianças. Escolham as roupas, acessórios, penteados e objetos para elas carregarem de acordo com a idade;

– são crianças, escolham… brincadeira. Elas podem ser tímidas quando menos esperamos, então não forcem-as a entrar na cerimônia se elas não quiserem. Noivas, preparem-se para imprevistos;

4º – Pensem na cerimônia e lembrem de que crianças ficam impacientes. Não esqueça de colocar bancos/cadeiras para elas, dar um celular para brincarem ou até mesmo deixar que elas entrem mais tarde na cerimônia. Elas também irão conversar entre elas e até brincarem, não irritem-se com isso;

5º – ninguém é obrigada a ter daminhas se não quiser. Você pode ter só pajens, os dois ou até nenhum deles. O casamento é seu, noiva e o noite, e ninguém tem que fazer o que não quer só para agradar sua mãe, irmã/o, prima que quer ver o filho/neto de daminha e pajem.

Depois dessas dicas-quase-desabafo, vamos as ideias de looks de fato:

Daminhas: talvez a principal atenção que noiva e mãe de daminhas devam ter é que elas não são mini noivas. Muitas daminhas tem 2, 3 anos de idade e algumas pessoas esquecem disso ao escolher a roupa, cabelo e até maquiagem. Eu fui daminha com 4 ou 5 anos e uma das lembranças que tenho é do quanto a cabeleireira puxou meu cabelo para fazer o penteado (e ele nem era muito elaborado). Essas coisas marcam a gente! Então por favor, prestem atenção ao tamanho do vestido, conforto do sapato (vale usar uma sandália como a que elas usam normalmente e até tênis), penteado. Lembrem que são crianças e devem ser tratadas assim!

Pagens: muitos meninos morrem de vergonha não se sentem tão a vontade para fazer o papel de pajens. Quando os meninos são mais extrovertidos e aceitam, fica muito legal, mas da pra fazer desse momento uma brincadeira para eles, como esse menininho vestido de agente especial. Assim como as meninas, os meninos também podem usar tênis ou sandalinhas como as que estão acostumados.

Coloridas: mais uma vez, lembre-se que daminhas são crianças e não mini-noivas! Elas podem sim usar uma roupa colorida que pode ser na mesma cor da decoração (com um tom a mais ou a menos da mesma cor).

Duplinhas: entrar numa cerimonia onde todos os olhos estão em você pode ser intimidador para elas, então a melhor opção é sempre colocar as crianças em duplas, trios ou mesmo grupos. Apresenta-las antes da cerimonia, também é fundamental, assim no dia específico elas já se conhecem e ficam mais a vontade.

Meus preferidos: EU não gosto de crianças com vestidos longos e cabelos super arrumados, cheios de spray, cachos e etc. Gosto das crianças vestidas mais a vontade, com vestidos que as deixem livres para correr, até porque, muitas delas não trocam de roupa na hora de ir pra festa. Pensar no conforto delas ao invés de beleza é fundamental.

Muitas noivas e noivos não tem filhos e tem algumas questões que só quem convive de perto com elas pode perceber, então vale também conversar com alguns pais, mães e até pedagogos antes de decidir o que é melhor para elas. Casamentos mesmo que informais são formais e as crianças, muitas vezes, acabem esquecidas. Os noivos se preocupam tanto com detalhes pequenos e esquecem de colocar uma recreadora, um trocador de fralda e até um espaço para as crianças e os pais descansarem durante a cerimônia, porque gente, correr atrás de criança por 3, 4h não é fácil.

E vocês, tem mais dicas para crianças em casamento? Tem histórias de quando forma daminhas e pajens ou histórias de crianças em casamento que já foram ou mesmo no de vocês? Me conta aqui nos comentários!

Bjks

Imagens: Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *