5 livros de escritores brasileiros para ler em 2018

Muitas gente coloca na lista de metas do ano, ler mais né? Então pensando nisso eu resolvi fazer um post com indicações de livros, além do post que fiz no final do ano passado com as indicações de livros para ler nas férias!

Dessa vez eu resolvi escolher 5 escritores brasileiros para indicar livros. Então vem comigo:

CIRANDA DE PEDRA – LYGIA FAGUNDES TELLES

Eu falei no post de livros para ler na férias que li todos os romances da Lygia né? Eu sou muito apaixonadas por eles, então ela não poderia de jeito nenhum ficar de fora dessa minha lista.

Dessa vez eu vou indicar esse livro que já ganhou 2 versões televisivas, uma em 1981 e outra em 2008. A história mostra a vida de 3 irmãs, Bruna, Otávia e Virgínia. As 2 mais velhas foram abandonadas pela mãe ainda crianças, pois ela foi viver com outro homem e levou consigo a filha mais nova. Virgínia faz visitas frequentes à casa do pai, mas não tem uma boa convivência com as irmãs, que crescem com tudo o de melhor que o dinheiro pode comprar, mas sem muito amor, nem por parte do pai e nem por parte da mãe que falece quando a mais nova ainda é criança. As 3 irmãs tem personalidade completamente diferentes e cada uma lida com a falta de afeto e problemas típicos da adolescência e do início da vida adulta de uma forma diferente. Entre suas questões estão descobertas da vida como amor, sexo, casamento, entre outros.

O livro é infanto-juvenil, mas eu tenho cada vez mais achado importante reler esses livros para perceber como era o passado, os direitos que nós mulheres conquistamos para saber como lidar quando eles forem ameaçados (PEC 181 está jogando na nossa cara todos os dias essa possibilidade). É um livro importante para mulheres, sobretudo as pré e adolescentes.

CLARISSA – ÉRICO VERÍSSIMO

Outro lido clássico, infanto-juvenil, mas que muita gente não leu. Além de ser mais um livro que me fez repensar nos direitos e também da forma como somos tratadas!

Nos anos 1930, Clarissa é uma garota de 13 anos que foi estudar em Porto Alegre e mora na pensão da tia Eufrasina. Lá, ela convive com os hóspedes da tia que incluem um judeu comunista; um casal de meia idade, sem filhos; um homem de meia idade, triste e solitário (que muitos interpretam como apaixonado por Clarissa) e o tio, Sr. Couto que esta desempregado e vive as custas da esposa. Convive ainda com Dona Tatá, a vizinha da casa ao lado, e seu filho Tonico, um menino alguns anos mais novo que a personagem principal, mas que sofre de uma doença e vive em uma cadeira de rodas. Ainda tem a vizinha rica, e seus filhos gordinhos e cheio de saúde, da casa da frente e Dudu, a amiga de colégio de Clarissa. Nesse mundo de cidade grande a menina não vê a hora de fazer 14 anos para usar sapato de salto. Entre virar uma mocinha e permanecer como criança, Clarissa vai descobrindo o mundo.

Esse livro é o primeiro de uma série que conta com Caminhos Cruzados, Música ao Longe e Um lugar ao sol.

5-livros-de-escritores-brasileiros-para-ler-no-ano_cafofodacamila

O IRMÃO ALEMÃO – CHICO BUARQUE

O livro de Chico não é uma biografia, mas é baseado em um fato real. Chico Buarque realmente teve um irmão alemão e ele usou desse fato para criar a narrativa do livro que acontece durante a ditadura militar brasileira. A família Hollander tem pontos em comum com a família Buarque de Holanda e mesmo situações que a personagem central passa, aconteceram com Chico. A história acontece em SP e mostra um jovem obstinado a saber mais informações sobre o tal irmão, quando encontra, por acaso, uma carta endereçada a seu pai dentro de um livro.

Eu gostei bastante e nunca tinha lido nada do Chico. Situações como algumas que a personagem principal passa durante a ditadura são difíceis de ler, mas são importante serem retratadas, ainda mais porque esse é um momento da nossa história que, quando é falado, muitas vezes são amenizados e distorcidos. O livro foi indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira.

MATE-ME QUANDO QUISER – ANITA DEAK

Esse livro já me ganhou na capa! Sem dúvida é uma das minhas preferidas da vida! Mas bem, a historia é a seguinte: uma mulher deseja morrer, mas não tem coragem de cometer suicídio, então ela contrata um matador de aluguél chamado Soares para matá-la durante sua estadia na cidade de Barcelona, na Espanha. Ela define que ficará 4 meses na cidade, mas não sabe quando e nem como acontecerá o “crime”. O “problema” é que para criar situação favorável para o contratado, ela resolve andar pela cidade e acaba se envolvendo numa história de traição, fazendo com que seu próprio destino possa ser alterado.

A leitura é tão fácil, tão simples que quando você se dá conta, já esta na metade do livro e completamente imerso na história. Você quer saber o que acontecerá a seguir, como a personagem principal sairá da situação que se enfiou e como (e se) ela irá morrer. Uma narrativa que definitiva envolve o leitor, sem ser pesado, como a princípio a história pode parecer. Típica leitura de férias!

VERGONHA DOS PÉS – FERNANDA YOUNG

Acabei de perceber que eu preciso reler esse livro porque o li na minha adolescência (isso faz algum tempo) e tenho certeza que agora terei outra opinião sobre a história HAHAHA.

Mas vamos a ela que mostra um período da vida de uma jovem chamada Ana. Ela deixa a faculdade de letras para escrever um romance, porém nunca o coloca no papel, o que demonstra que ela não deve ser boa escritora (como ela mesma se define). A história de suas personagens, por vezes, confundem-se com a história da própria autora que acabou de terminar um namoro e esta imersa numa nova situação de vida. Ana, agora, mora sozinha e passa os dias pensando na própria vida, na melhor amiga chamada Elisa que não esta por perto nesse momento e em suas personagens que vivem em um triângulo amoroso.

O livro é o primeiro de Fernanda Young e tem bem a escrita da dela mesmo: debochada, desbocada e muito atrativa. O título é por conta da vergonha que Ana sente dos próprios pés!

E aí, já leu alguns deles? Se sim, me conta o que achou nos comentários. Se não, me conta se deu vontade de ler algum. E, claro, podem me indicar livros para ler esse ano, afinal esse item também esta nas minhas resoluções de ano novo  😉 

Bjks

Imagem: Pexels

P.S.: o post não é publi da Amazon, eu expliquei tudinho sobre isso aqui no SOBRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *