6 artistas que fazem música ambiente

Eu amo música ambiente! Sabe aquelas músicas de elevador ou que toca num restaurante e que normalmente ninguém liga muito? Então, eu amo e ouço sempre. No Spotify, normalmente, você irá encontra-las quando procurar por playlists com o tema “Coffee” ou “Coffeehouse”.

Recentemente eu rearrumei minha playlist de Música para ouvir enquanto trabalha e coloquei esse tipo de música. Uma ou outra ainda foge desse estilo, mas é bom para balancear e não fazer ninguém dormir HAAHAHH. Verdade seja dita, muitas músicas lembram/são folk music ou jazz music enquanto outras podem dar um ar um pouco depressivo para algumas pessoas e as façam fugir hahaahha. Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

  • BON IVER

Confesso que eu não curtia o som da banda até bem pouco tempo atrás HAHAHA. A primeira vez que ouvi achei calma demais, lenta demais e só não me deu sono porque música nunca me dá HAAHAHA. Com o passar do tempo (mais de um ano eu acho), de repente me vi gostando das músicas. Como isso aconteceu? Não sei ao certo, mas toda playlist que eu ouvia sempre tinha música dela e acho que me acostumei com o som até chegar ao ponto de pensar “nossa, eu realmente gosto das músicas dela”. Pois bem, Bon Iver não é um cara, mas sim uma banda norte-americana HAHAAH (eu também achava que era um cara, então se sinta mal se você confundia também). No Grammy eles venceram em 2012 na categoria “Álbum Alternativo”, então logo percebe-se que o Grammy deveria criar a categoria “Som Ambiente” HAAHAH. Brincadeiras a parte, a banda tem apenas 3 álbuns lançados, sendo o último em 2016, mas conseguiu vários sucessos. Acho que as músicas mais famosas são Flume e Holocene.

  • SUFJAN STEVENS

Eu percebi fazendo esse post que nunca indiquei nada dele e eu amo as músicas desse carinha! Gente, eu as escuto tem muitos anos, muitos mesmo, acho que mais de 6 anos. Pra falar a verdade eu não lembro como o conheci, mas sei que tenho 2 álbuns dele no meu pc, isso significa que eram da época que eu baixava música na internet #quemnunca e isso tem muitos anos que não acontece mais HAHAAH. Pois bem, Sufjan, como o nome não indica, é norte-americano, o que eu acho incrível porque sempre pensei que ele era do norte da Europa HAHAAHH. A música dele tem uma pegada que eu não sei explicar com o que parece, mas me traz uma paz incrível! Amo mesmo as músicas e acho que você deve conhecê-lo já (quer dizer, depois de ler o resto do post)!

  • IRON AND WINE

Já que nesse post eu resolvi dizer que fui enganada pela minha criatividade, então já vou começar logo a passar mais uma vergonha HAHAHA. Não, Iron & Wine não é um duo ou banda, é apenas um carinha, também norte-americano, chamado Samuel Beam. Dito isso, eu também não sei quando o conheci, mas deve ter sido na mesma época do Sufjan. A diferença dele para os demais é a voz. Que voz maravilhosa, envolvente, excitante! Não importa se ele esta cantando só com um violão ou se está com uma banda inteira, a voz dele se sobressai sempre. As músicas, mesmo com banda, tem essa pegada mais calminha, que eu considero perfeitas para um dia de chuva. Diferente dos outros eu acho que mesmo calminha, pode agradar todas as pessoas porque não tem o som depressivo! Dê o play e me diga se vocês concordam comigo:

  • SHE & HIM

Sim, vocês acharam que o duo iria ficar de fora? Existe voz mais “música de elevador” do que a da Zooey? Nesse caso não é só a voz dela, mas as melodias parecem inspiradas em músicas antigas e amo essa vibe. Sabe qual imagem eu imagino quando ouço as músicas do duo? Aqueles casais dos anos 1950 dançando na sala de casa, ouvindo a música vindo de uma vitrola HAAHAH. Ok, meio brega, eu sei (ainda mais pensando no que as mulheres da época passavam e o que esse momento significava para elas), mas eles contribuem com isso fazendo essas músicas e regravando clássicos dessa época com a mesma roupagem que tinham as originais. Apesar desse som antiguinho super acho que eles combinam com músicas ambiente!

  • CÍCERO

Ai como eu amo a voz desse moço! Vocês não tem ideia do quanto o primeiro álbum dele, Canções de Apartamento, me acompanhou nessa vida. Ainda sou super apegada a ele e mesmo com uma vibe bem solar, eu acho que ele também tem esse coisa mais calma. O 2 últimos álbuns, ambos lançados ano passado, mas sobretudo o último, Cícero & Albatroz, tem vibe menos calminha, mas ainda da para selecionar músicas que entrem na minha playlist HAHAAH. Ele é carioca, mas mora em SP e eu li uma entrevista onde comenta que essa mudança de cidade deu uma nova perspectiva ao trabalho, daí a mudança melódica que eu comentei antes. Para quem não gosta de música tão calminha assim, vale procurar os álbuns do ano passado.

  • SILVA

Outro expoente nacional desse “estilo” é o Silva. Ele ficou famosinho recentemente quando lançou um álbum só com as músicas mais famosas de Marisa Monte, mas eu o conheço desde que lançou o primeiro EP (que eu ainda tenho no iTunes <3). Ele tinha uma pega bem instrumental, porque essa é sua formação, mas a voz maravilhosa sempre me proporcionou calmaria, sobretudo na música mais fofa que ele tem (e que também foi sua primeira de trabalho, A Visita). O álbum dele cantando as músicas de Marisa é de uma delicadeza maravilhosa e ele conseguiu deixar as músicas melhores do que elas já eram. Acho que quem ainda não conhece merece umas palmadas deve correr agora procurar tudo que ele já lançou.

E vocês gostam desse estilo de música? Conhecem mais artistas que tocam esse som e que eu devo conhecer? Me contem tudo, por favor!!

Bjks

Imagem: pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *