zambia-msf164904-laurence-hoenig-corte-unica

Ajude uma instituição de caridade nesse fim de ano

O post de hoje é um pouco diferente. Vim aqui pedir para você aproveitar o fim do ano, 13º salário, Black Friday, etc. e ajudar uma instituição de caridade. Qualquer uma de sua escolha.

Nessa época do ano é quando muita gente aproveita para fazer doações humanitárias. É quando as pessoas estão mais abertas a dar uma moedinha no sinal de trânsito, quando elas costumam ajudar crianças e idosos em lares específicos ou quando elas pegam cartinhas no Correios e ajudam doando roupas, produtos de higiene e brinquedos.

Mas é, também nessa época do ano, que muitas pessoas pegam todo o salário extra e gastam de forma descontrolada, muitas vezes com coisas sem real necessidade e desejo. E isso acontece, normalmente, com as ofertas de Black Friday. Os sites brasileiros já estão anunciando ofertas progressivas até a data e muita gente já esta com o dedo coçando para começar as compras.

Que tal aproveitar nesse ano para fazer uma doação especial? Eu faço doações mensais ao Médicos Sem Fronteiras, mas eles aceitam doações especiais durante o ano todo. Recebi uma carta alguns dias atrás com um pedido de doação especial e nele continham alguns dados com o que pode ser feito com cada valor de doação extra. Os valores para doação única são a partir de R$10,00 e no próprio site eles dão orientações com o que pode ser feito com cada valor, mas eis aqui alguns exemplos:

médicos-sem-fronteiras-cafofodacamila

Através do site também, consta a prestação de contas, então o doador pode sempre ficar de olho com o que esta sendo feito com o dinheiro. Para os doadores mensais é enviado uma relatório mensal, por e-mail. Por exemplo, para o ano passado as informações de uso do dinheiro foi:

grafico-distribuicao-2016_msf-cafofodacamila
Dados retirados de https://www.msf.org.br/transparencia-e-prestacao-de-contas

Eu faço as doações há algum tempo e sempre que recebo os pedidos de doações extra, minha mãe costuma fazer. Mas você pode ajudar uma instituição de caridade da sua cidade, estado ou país. Pode ajudar outras instituições tão grandes como o MSF, como por exemplo, Act!onaid, onde as doações podem ser mensais ou única (a partir de R$40,00) ou outras ações como Cruz Vermelha e Unicef (as doações podem ser através de compra de cartões do tipo postal e de Natal, por exemplo).

Vamos aproveitar esse fim de ano e ao invés de gastar só com besteiras, vamos ajudar quem precisa. Não custa nada dar uma segurada na grana e doar, 1, 5, 10% do seu 13º para alguma instituição, afinal a troca da árvore de natal pode esperar até o próximo ano né? Eu sei que a crise ainda esta pesada, to sentindo os efeitos dela ainda, mas se você não puder mesmo fazer a doação em dinheiro, que tal doar seu tempo? Você pode ajudar a organizar festas em instituições, podem fazer trabalho voluntários em hospitais, podem organizar cestas básicas com os amigos. Se nada disso puder ser feito, que tal aproveitar então para doar sangue? Nos meses de dezembro e janeiro é quando os hospitais mais precisam de doação, pois a quantidade de feridos sempre aumenta devido os acidentes nas festas, sobretudo em estradas entre Natal e Ano Novo, e é exatamente quando o estoque está mais baixo, já que todo mundo esta na correria e não tem tempo de fazer doação.

Espero que esse texto faça você pensar um pouquinho, reavaliar suas necessidade e desejos! Quem sabe olhando com calma e fazendo bem as contas, você não percebe que além da doação de fim de ano pode fazer uma doação a cada 6 meses?  😉 

Se vocês souberem de alguma instituição que precise muito de ajuda, deixa nos comentários o nome + cidade/estado, quem sabe assim não conseguimos uma ajuda extra. E por favor, espalhem esse post no FB, twitter, whatsapp. Vamos ajudar!!!

Bjks

Imagem: Médicos Sem Fronteiras

ps: esse post foi feito de livre e espontânea vontade, sem vínculo com nenhuma das instituições citadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *