las-chica-del-cable-netflix-cafofodacamila

Assisti: Las Chicas del Cable

Série original Netflix que conta a história da telefonia espanhola através de 4 garotas. Lendo assim parece uma série bem sem graça, mas ao olhar com pouco mais de atenção você descobre que a série conta uma história de ação, mas também fala muito (e principalmente) sobre feminismo. As garotas principais são: Alba/Lidia, Angeles, Marga e Carlota.

las-chicas-del-cable-lidia-cafofodacamila

A trama de ação fica por conta de Alba. Ao ser presa acusada de roubo e assassinato (mesmo inocente nessa última) ela faz um acordo com o delegado local e tem de apresentar uma quantia X de dinheiro. Ela então planeja um roubo a única empresa de telefones de Madri e para isso rouba a identidade de uma das candidatas a vaga de telefonista, Lídia. A partir daí ela se envolve em situações não planejadas quando o seu próprio passado volta a assombrá-la.

las-chicas-del-cable-angeles-cafofodacamila

Angeles é a sub-chefe das telefonista. Casada com um funcionário da empresa, ela é a típica mulher dos anos 1920. Casada, submissa, mãe e que começou a trabalhar fora para ajudar em casa num momento de dificuldade da família, antes do nascimento da filha. Porém, como acontece nos dias atuais, ela vive na dúvida entre deixar o emprego e se dedicar a filha (muito por conta da pressão que sofre do marido para fazer isso) ou permanecer trabalhando e “relegar” a educação da menina a terceiros durante as horas de trabalho, que na série é algo entre 4h e 6h diárias. Angeles é quem irá mostrar como uma mulher sofre com o machismo. Preparem os lencinhos que para a história dela, serão muito necessários.

las-chicas-del-cable-marga-cafofodacamila

Marga é a garota do interior que foi para a cidade grande atrás de um emprego, mas que não sabe ao certo como se portar nesse novo local. Ela vive numa pensão arranjada por sua avó e tem os olhos da dona atentos para qualquer deslize que ela possa cometer, além de viver sob ameaça de ser mandada de volta para casa se algo acontecer. Na cidade nova ela aprende a viver por si, mas claro, se metendo em algumas confusões.

las-chicas-del-cable-carlota-cafofodacamila

Carlota é a menina rica, filha de militar, mas que deseja igualdade de gênero. E claro, é taxada pela família como rebelde sem causa. Os pais não aprovam seu namoro com engenheiro da empresa de telefonia e muito menos suas ideias de liberdade. Ela também trabalha na empresa, mas sofre represálias para deixar o emprego. Carlota é quem se alia ao movimento sufragista. É ela quem impulsionará as amigas a terem liberdade e a lutar para isso apontando o machismo em situações que as amigas passarão. O lado sexual dessa liberdade também será mostrado por Carlota.

A série tem essa vertente feminista, e mostra como era difícil a vida das mulheres no início do século quando alguns locais que já tinham sido devastados pela 1ª Guerra Mundial estava em mudança e antes da Queda da Bolsa de Valores americana em 1929 que balançou o ramo de negócios no mundo inteiro. Mas também tem um lado típico novelesco com tramas de amor, vingança, mistérios e tragédias. Por ser cutinha, da para assistir em um fim de semana  e o mais legal é que já tem 2ª temporada confirmada para 2018.

E você assistiu a série? Me conta o que achou nos comentários!

Bjks

Imagens: Netflix (reprodução)

2 thoughts on “Assisti: Las Chicas del Cable

  1. eu tenho ouvido muito falar sobre essa série, mas não sei, sabe quando dá uma preguicinha? esses dias passei por ela na netflix e deu vontade de começar, mas aih eu já tenho tanta coisa pra ver e fico procrastinando, hahahahah, mas valeu pela dica, anotada ;**

    1. Assiste o primeiro, certeza que você vai se apaixonar e não conseguirá largar até acabar HAHAHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *