Dia-da-Música-Popular-Brasileira-cafofodacamila

Dia da Música Popular Brasileira

Desde 2013 o dia 17 de Outubro é considerado o Dia Nacional da Música Popular Brasileira e pensando nisso eu resolvi indicar algumas músicas, que estão entre as minhas preferidas, e também algumas playlists que eu gosto de ouvir.

A data foi escolhida por ser o aniversário da compositora Chiquinha Gonzaga. Compositora de uma das marchinhas de carnaval mais conhecida da nossa história, ôh Abre Alas, a ex-presidenta Dilma Rousseff escolheu essa data para homenageá-la. O fato de ser a música de uma mulher, só nos deixa mais feliz ainda!!!

Então chega de Blablablá e vamos as indicações (sem nenhuma ordem específica):

  • ESTRADA DO SOL – CARMINHO FEAT. MARISA MONTE (Composição: Tom Jobim)

Eu amo essa música, mas nessa versão eu acho tão simbólica. Foi escrita por um dos maiores – se não o maior – compositor brasileiro, mas está interpretada por uma portuguesa e uma brasileira. É uma das coisas mais lindas que eu já ouvi!

  • ORAÇÃO AO TEMPO – MARIA BETHÂNIA (Composição: Caetano Veloso)

Essa música tem um quê atemporal e pode ser usada em tantos momentos diferentes da nossa vida! Nada mais justo do que colocar uma das versões dessa música. 

  • NOITES COM SOL – FLÁVIO VENTURINI (Composição: Flávio Venturini e Ronaldo Bastos)

Essa música foi uma das primeiras que eu ouvi e me apaixonei. Apaixonei por mim mesma, porque achei bonita e não porque alguém tinha me falado que ela era bonita. Eu devia ter uns 12, 13, no máximo, 14 anos quando isso aconteceu. Na época ouvia muito aquela rádio Nova Brasil e ela tocava MUITO, do tipo todo dia HAAHAHA e toda vez eu cantava e amava!

  • PAULA E BEBETO – BOCA LIVRE (Composição: Milton Nascimento)

Na mesma época que descobri o Flávio, descobri toda a galera minera: Boca Livre, 14 Bis, os irmãos Venturini, Milton, Clube da Esquina. Óbvio que foi (e é) amor! Escolhi essa música aleatoriamente, e só depois me dei conta que foi uma escolha muito feliz porque em tempos tão sombrios que estamos vivendo é sempre bom reforçar que “Qualquer maneira de amor vale a pena/ Qualquer forma de amor vale amar”.

  • CANSEI DE ESPERAR VOCÊ – ROBERTA SÁ (Composição: D. Yvonne Lara e Délcio Carvalho)

Roberta faz parte da minha formação como pessoa e como apreciadora da música brasileira. Claro que eu sempre gostei, até porque em casa ouvia-se muito, mas eu acompanhei Roberta desde que ela estava no FAMA, então de uma forma meio bizarra eu posso dizer que cresci com e como ela. Conheci muitos outros cantores e músicos por conta dela e sou do tipo talifã mesmo AHAHAHA Essa música é dolorida e maravilhosa, escrita por uma mulher numa época que as mulheres não tinham muito espaço, principalmente no samba. Por toda essa carga que ela esta aqui, nessa lista!

  • BRASIL PANDEIRO – NOVOS BAIANOS (Composição: Assis Valente)

Música que praticamente é nosso hino e acredito que não exista uma pessoa nesse país que não a conheça. Não poderia de forma nenhuma ficar de fora dessa lista!!

  • ESSA MOÇA TA DIFERENTE – BOSSACUCANOVA (Composição: Chico Buarque)

Chico não poderia ficar de fora! Essa versão é minha preferida dessa música por ter um swing maravilhoso, com uma pegada meio samba e a participação do Simoninha é puro amor!

  • QUEM OUVIRÁ – PITANGA EM PÉ DE AMOR

Talvez essa tenha sido a primeira música que eu ouvi da banda. Conheci nas andanças pela internet e claro, foi amor. Eu que nunca fui fã de samba, passei a me interessar por choro e sambinhas desse tipo depois de conhecer a Pitanga! E a letra? <3 <3 <3

  • LENDA – CÉU (Composição: Céu, Graziella Moretto, Alec Haiat)

Acho que essa foi a primeira música da Céu que eu conheci, mas não tenho muita certeza se foi essa ou Malemolência. Bom, a verdade é que pouco importa! Importa mesmo é que essa é uma das minhas músicas preferidas dela. Também é uma daquelas músicas que todo mundo conhece e gosta!

  • RESPEITEM MEUS CABELO BRANCOS – XÊNIA FRANÇA (Composição: Chico César)

Essa música é um soco na nossa cara! Sempre foi. Na voz da Xênia ela ganhou uma força que eu não sei explicar, apenas reverenciar. Eu ouço bem quietinha, só prestando atenção na letra e toda vez ela me toca e me ensina que eu não faço a mínima ideia do que os negros passam.

  • AMOR BRANDO – KARINA BUHR

Ouvi essa música num programa sobre poliamor no GNT e me apaixonei na hora. Claro que o tema do programa era super importante, mas a música por si só fala tanto que nem sei explicar. “Eu já sinto um calor de amor/ quando você chega aqui” Quer coisa mais linda que essa?

  • EU PRECISO DIZER QUE TE AMO – BEBEL GILBERTO (Composição: Bebel Gilberto e Cazuza)

Essa é uma das mais lindas da nossa música e foi escrita por essa dupla incrível! Não faço ideia de quantas regravações e versões essa música já ganhou, mas eu tenho uma preferida, além dessa, que é a do Pedro Mariano. Vale muito ir ouvir a versão dele!!!

  • MODINHA PARA GABRIELA – GAL COSTA FEAT. ALICE CAYMMI (Composição: Dorival Caymmi)

Que dupla amigas e amigos. Fiquei arrepiada ouvindo essas duas juntas. Música de novela, escrita por um compositor incrível, interpretada por uma veterana e uma novata da música brasileira. Que mais nós podemos querer?

  • AI DE MIM – LORENA NUNES (Composição: Tom Drummond)

Eu descobri essa música numa playlist do Spotify. Nunca tinha ouvido a música e nem conhecia a cantora, mas achei essa música TÃO MARAVILHOSA que nem sei explicar. Ouve ai e fiquei impactada também! (PS: pode clicar que a música irá começar sim, é só um erro com a imagem do vídeo)

  • COMPACTO – CURUMIN

Eu amo as notas iniciais dessa música. Não tem como não amar. E a letra que é engraçadinha, mas quando prestamos atenção ela é tão real, tão dia a dia! Se não conhece Curumin, corre atrás das músicas dele que são mara!!!

  • MEU MARACATU PESA UMA TONELADA – NAÇÃO ZUMBI FEAT. MUNDO LIVRE S/A (Composição: João Higino Jr.)

Taí uma dupla de bandas que deu certo a combinação! Quem não conhece os trabalhos individuais esta perdendo duas bandas maras! O álbum que eles gravaram juntos chama Mundo Livre S/A VS Nação Zumbi (e tem no Spotify),

  • CULPA – O TERNO

Eu adoro esses garotos!!! E essa música é a mais famosa deles, mas é tão maravilhosa, tão real, tão atual! É uma típica música dos tempos atuais!

  • LINHA DE FRENTE – CRIOLO

Eu não gostava do Criolo. Simples assim. Um dia ouvi essa música no rádio e pensei: “nossa que voz mara, quem será?” Ali me rendi!

  • XI, DE PIRITUBA A SANTO ANDRÉ – TÓ BRANDILEONE (Composição: Rafael Altério e Cleber Albuquerque)

To aqui puxando sardinha pro meu lado sim HAHAH Quase não temos música que falam sobre minha cidade, ou sequer são citadas. Quando aparece uma, óbvio que ela será mencionada HAHAHAAH

  • ESTRELA – GILBERTO GIL

“Ai, de sentir, uma estrela cada vez que ocê sorrir”. Até quem não esta apaixonado fica inebriado de amor e paixão ao ouvir essa música! Esta no meu TOP3 Músicas do Gil. (PS: pode clicar que a música irá começar sim, é só um erro com a imagem do vídeo)

São tantas as músicas brasileiras maravilhosas que eu tenho certeza que ficaram faltando muitas. Mesmo algumas preferidas minhas ficaram de fora, mas é impossível mencionar todas! Vou deixar aqui ao lado direito uma playlist minha com música nacional, mas passe lá pelo meu Spotify (camilavaleriano) que com certeza você encontrará MUITA música nacional!

Além da minha playlist, vou deixar mais algumas que eu gosto!

Os Dias Eram Assim – trilha sonora da novela recheada de músicas maravilhosas que nos faz pensar e não querer de forma nenhuma a ditadura de volta.

* Playlist maravilhosa, de uma colega, com muita bossa nova!

Festa Brasileira – Playlist do Spotify com uma seleção de artistas e músicas mara para alegrar qualquer ambiente.

E quais as músicas nacionais preferidas de vocês? Me diz seu TOP3 nos comentários!!!

Bjks

Imagem: Freepik (modificado)

3 thoughts on “Dia da Música Popular Brasileira

  1. Quanta música boa ♥ AMO Marisa, AMO Cazuza. Esses escuto sempre sempre mesmo. Eu preciso dizer que te amo é uma das que mais amo e tá aqui. E que versão gostosinha!

    Nossa música é linda! MPB é aconchego, carinho Brasileiro. Amei o post e a seleção de músicas Camila. ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *