Passeando pelo Pinterest eu vejo tantas casas lindas e maravilhosas, com objetos que fazem meus olhos brilharem, mas aí vou atrás e, ou não encontro para vender em lojas brazucas ou, quando acho, custam um rim. Mas verdade seja dita que nossas lojas têm melhorado e ficado até rapidinhas na hora de imitar importar as tendências.

Pensando em peças que não sejam tão fáceis de achar ou para quem não está (ou não pode) gastar muito, separei algumas ideias que podem ser feitas em casa, com um pouco de habilidade manual. Sem contar também que tanto Youtube quanto o próprio Pinterest possuem milhares de tutoriais. E quem acha que não tem habilidade, coloque a mão na massa, você verá que tem sim, porque eu também achava que não tinha e consegui fazer duas fantasias de carnaval, até bem elogiadas diga-se de passagem!

Reformar um móvel antigo ou mesmo um novo, não é tarefa fácil. Se for de madeira precisa lixar, as vezes passar algum produto antes da tinta, em outras precisa arrumar algo que esteja solto ou quebrado. Porém, dá para fazer isso com tinta spray, sem necessidade de tinta específica (meu irmão fez isso em um criado mudo que era marfim e transformou em preto, tudo com tinta spray preta fosca). Fita crepe e durex são ótimos materiais para quem deseja fazer desejos geométricos ou usar moldes de desenhos diversos encontrados na internet. Outro material que pode ser usado, mas eu particularmente tenho certa dificuldade em usar, é contacte. Vocês já viram como tem desenhos maravilhosos em papel contact? Na minha época de criança eram só aqueles transparentes que usávamos para encapar cadernos. Além disso existem várias ferramentes como espátulas para não deixar as temidas bolhas, tão comuns na nossa infância!

No banheiro, as ideias são infinitas. Tudo dá para fazer com DIY, talvez por ser um ambiente em que não é necessário muitos elementos. A ideia de usar caixas de vime para colocar as toalhas é muito maravilhosa! Pode ser uma caixa de palha ou até aquelas de plástico que imitam vime.

Para materiais como algodão, cotonetes e até pincéis de maquiagem, usar copos é excelente opção. Eles podem ser de plástico, vidro, alumínio ou até porcelana e podem ficar apoiados na pia ou pregados na parede.

E para deixar secador, babyliss ou chapinhas arrumados que tal um cano de pvc? Você pode montar com quantos canos quiser e da forma que achar melhor, basta colocar cantoneiras os ligando.

Quer montar uma parede de quadros, mas a grana esta curta? Deseja uma ideia diferente para os quadros? Que tal usar só molduras e colocar suas fotos e/ou desenhos direto na parede? Usar pranchetas também é algo que não custa muito e ainda da pra personalizar com o contact que você usou pra encapar aquela gaveta do quarto, deixando a casa com o mesmo motivo decorativo  😉 

Dizem que improvisar é uma arte, mas a internet pode nos ajudar muito a ter esse tipo de ideia. Que tal usar aquela mala antiga como criado mudo? Ou fazer vasos com aquelas garrafas de wiskey, vodka e cerveja que iam para o lixo? Aqueles potinhos que as crianças usam na praia e que estão furados ou que elas simplesmente não brincam mais podem virar porta trecos, porta lápis ou mesmo porta escova de dentes. Ainda tem aqueles colares de “pérolas” que compramos na 25 de março lá em 2010 e agora saiu de moda, podem ser usados para dar charme a cortinas.

A ideia do DIY é usar o que tem em casa e que muitas vezes iria para o lixo. Ao invés de comprar produtos novos, você pode procurar maneiras de reutilizá-los apenas lavando e dando uma demão de tinta. O melhor disso é que você pode escolher a cor e/ou decoração que quiser. Pode usar tinta, papel de presente, coador de café ou qualquer outro tipo de material, apenas atentando-se ao novo uso que receberá, pois muitas vezes o novo utensílio vai receber água ou sol constante e isso necessitará uma demão de verniz, por exemplo.

Tem algum material aí que vai para o lixo? Passa no Pinterest, Youtube ou Google antes de se desfazer, quem sabe você não achará algum novo uso pra eles! E se acharem me contem nos comentários o que vocês fizeram?

Bjks

Imagens: FreekPik e Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *