Filmes franceses para ver nesse 14 de Julho

Hoje comemora-se, na França, a Queda da Bastilha. Isso significa que foi o primeiro momento em que o povo se rebelou para tomar as rédias do país. Com tanta coisa errada que estamos vendo na política nacional e mundial, relembrar esse dia é mais do que importante.

Mas estou aqui para indicar alguns filmes franceses que eu gosto muito! Eu adoro filmes franceses, na verdade. Eu acho que eles tem um ar realista sabe? Não é como nos filmes hollywoodianos em que tudo dá certo no fim. As pessoas também são mais realistas e não modelos que parecem sair de um desfile de moda. Enfim, eu amo!!!

Separei alguns filmes maravilhosos!! Vem ler:

AMOUR

Como não falar desse filme maravilhoso? Indicado ao Oscar e que me deixou bem #chatiada quando perdeu, mas não mais chateada de ver Emmanuelle Riva perdendo a estatueta para Jennifer Lawrence. Mas enfim, o Oscar é assim mesmo né?  Ele conta a história de um casal de idosos que vive em Paris tranquilamente até a esposa, Anne, ter uma AVC. Ela começa a ficar debilitada e só pode contar com o marido, Georges, para cuidar dela. Ao longo do filme vemos a doença avançar, mas também vemos como Georges tem de lidar com aquela situação. A relação com a única filha do casal, que mora fora do país, é uma relação típica francesa retratada em filmes: distante e fria. É muito triste ver como um ser humano ativo e alegre vai se denegrindo por conta de uma doença e como isso afeta todas as pessoas em volta, principalmente quando elas já idade avançada.

Tanto Emmanuelle quanto Jean-Louis estão maravilhosos no filme e fico imaginando como deve ter sido difícil para eles gravar. Ele tem 2h de duração e ritmo beeem lento, então prepare-se, mas eu garanto que vale muito parar e assistir!

Duração: 127 min

Elenco: Emmanuelle Riva, Jean-Louis Trintgnant, Isabelle Huppert

Direção: Michael Haneke

Gênero: Drama

Nota: 💡  💡  💡  💡  💡

LES ADOPTÉS

Marine e Lisa são irmãs e tem uma ligação muito forte. Juntas elas criam, Leo, filho de Lisa. Marine é bem mais nova que irmã e foi adotada pela mãe de Lisa quando era bebê.

Marine é dona de uma livraria e um dia recebe a visita de um cliente chamado Alex. Os dois se interessam pelo outro e depois de algum tempo começam a ter um relacionamento, o que ocasiona ciúmes em Lisa. As irmãs acabam rompendo o relacionamento até o momento em que Marine sofre um acidente e entra em coma. Nesse momento Lisa e Alex tem de decidir juntos o que fazer. A partir disso os dois passam a se relacionar, obrigando Lisa a aceitar o cunhado que tanto desprezou.

O filme é tocante, sensível, delicado e muito francês. Aos poucos você entra na vida dessas pessoas, entende seus motivos, suas angústias, suas dúvidas e desejos. Quando o filme termina você esta completamente imerso na vida daquelas personagens e as entende 100%.

Duração: 100min

Elenco: Mélaine Laurent, Denis Menochet, Marie Denarnaud

Direção: Mélaine Laurent

Gênero: Drama

Nota: 💡  💡  💡  💡  💡

MINHAS TARDES COM MARGUERITTE

Germain é um homem bronco. Daquele tipo grandão, sem estudo, que tem tudo para assombrar as pessoas, mas que na verdade é o oposto disso. Ele não é um homem muito simpático, mas tem bom coração. Um dia encontra Margueritte, uma senhorinha típica francesa. Ela é muito inteligente, esperta, falante e que atrai a todos com sua bondade. Esse encontro improvável faz deles grandes amigos. Germain sofreu muito na infância com uma mãe nada amorosa e muito problemática, mas encontra já na vida adulta esse amor na senhorinha desconhecida.

O filme é uma bela mensagem de como independente do que somos, podemos melhorar a vida de outra pessoa, de como não ter preconceitos e não praticar injustiças é o melhor caminho na vida!

Mesmo não curtindo muito o Gérard, eu acho que ele esta maravilhoso no filme! A interpretação dele de um cara bronco, sem muito tato pra nada na vida além das próprias flores e legumes é uma verdadeira mostra de como a criação de uma pessoa pode dar ou tirar a própria essência!

Duração: 82 min

Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus

Direção: Jean Becker

Gênero: Comédia

Nota:  💡  💡  💡  💡

A ESPERA

Anna é uma francesa que mora na Itália, em um sítio afastado da cidade. Um dia recebe um telefonema de Jeanne, a namorada do filho, avisando que esta chegando para uma visita. Anna recebe a nora, mas um mistério a faz ter uma relação estranha e confusa com a moça.

Eu vi esse o trailer desse filme algumas vezes, no início do ano, durante minha maratona do Oscar. Não aguentei esperar e assim que estreou eu fui assisti-lo. Juliette é uma das minhas atrizes preferidas no mundo. Assisto tudo o que ela faz, porque além de ser ótima atriz ela também sabe escolher muito bem os papéis que interpreta. Nesse filme especialmente, ela faz uma pessoa sombria, atordoada por uma tragédia, que até certo ponto esta fechada para a vida, mas tem de enfrentar a situação. E, cá entre nós, escolhe enfrentar da pior maneira, mas que no fim a ajuda a superar a dor e voltar a viver!

Duração: 110min

Elenco: Juliette Binoche, Lou de Laage, Giorgio Colangeli

Direção: Piero Messina

Gênero: Drama

Nota:  💡  💡  💡  💡

Esses são alguns dos meus filmes preferidos, mas tenho muitos mais. Posso ficar um dia inteiro indicando filmes franceses. Eu também adoro alguns mais conhecidos como Amelie Poulan, por exemplo, mas acho que esse já seja batido.

Vocês também gostam de filmes franceses e europeus? Me contem nos comentário o porquê, seja sim ou não!

Bjks

Imagem: FreePik

2 thoughts on “Filmes franceses para ver nesse 14 de Julho

  1. Eu amooooooooooooo (só assisti Amélie HAHA)
    Sempre quis saber mais, porém nunca pesquisei indicações, não me pergunte por que, preguiça, talvez.
    Já escrevi o nome de todos para baixar, mal vejo a hora!!
    Virei aqui dizer o que achei visse!!

    xoxo

    1. Nossa, você vai amar!!! E volta sim pra deixar suas impressões, sempre bom ler outras opiniões!!! Bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *