filmes-inspirados-em-livros-cafofodacamila

Filmes inspirados em livros

Uma das maiores dores no meu peito é saber que um livro foi adaptado para o cinema HAAHAH Sério, acho que nunca assisti um filme que fizesse jus ao livros. Porém essas adaptações são necessárias e, confesso, algumas vezes assisti aos filme sem ter lido os livros, mas a recíproca é verdadeira e algumas filmes eu me recuso a assistir por não querer estragar o filme criado na minha mente.

Resolvi separar alguns filmes que eu gostei muito, depois de ter lido os livros e também filmes que eu não li a história, mas fiquei com vontade de ler.

  • ORGULHO E PRECONCEITO

Eu amo Jane Austen, mas esse livro nunca foi o meu preferido. Sempre gostei muito de Razão e Sensibilidade, talvez por ter sido o primeiro dela a ler e acabei ficando com essa memória afetiva. Quando assisti o filme de R&S eu odiei. Muito. Também assisti a adaptação cinematográfica de Emma e também odiei. Quando soube que O&P seria adaptado eu fiquei com 200 pés atrás. O que me fez assistir o filme foi Keira Knightley. Eu amo essa moliér e assisto todos os filmes dela. Acabei assistindo e que grata surpresa eu tive. O filme é tão perfeito quanto o livro. Tirando uma ou outra mudança pequena na história (que não afeta em nada o andamento), o filme é realmente muito parecido com a história original. Inclusive o filme mostra de forma mais clara como Mr. Darcy apaixona-se. E o filme tem uma das melhores cenas que eu já vi: quando Mr Darcy vai visitar Lizzie na casa do Mr Collins. Eu amo muito essa cena e acho que no livro ela não é tão maravilhosa quanto no filme, com a entrada “sem noção” dele e com a passagem de horas em que Lizzie fica em choque. Além disso o filme tem fotografia e trilha tão maravilhosas que toda vez me emociona. Vale assistir o filme após ler o livro.

  • ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Nesse caso especificamente, eu não li o livro. Não lembro ao certo quando assisti ao filme, mas deve ter sido na TV e fiquei com muita vontade de ler, mas acabei deixando pra lá. Todo mundo sabe que filmes e séries baseados em livros n]ao são perfeitos, mas vocês não ficam com a impressão de que muitas vezes os filmes já nos bastam? É o caso dessa história. Mesmo sabendo que o livro tem muitas mais detalhes e que o leitor deve sentir de forma muita mais intensa a situação, com o filme eu já me senti tocada e não sei de que forma o livro pode mudar minhas impressões. Um dos pontos positivos do filme é que ele foi gravado grande parte em SP os cenários são meus conhecidos, talvez por isso eu tenha feito essa ligação com ele. Se você leu o livro e assistiu a versão cinematográfica, me conta se estou errada e porque devo ler o livro?

  • ANNA KARENINA

Esse é um dos meus livros preferido da vida, e quando eu soube que ele seria adaptado mais uma vez para o cinema eu fiquei cabreira. Depois eu li que a personagem principal seria de Keira e a direção de Joe Wright e fiquei mais tranquila. Só que eu li que o filme seria filmado em um teatro, quase como uma peça e novamente meu alerta ligou. Vi algumas cenas do filme e comecei a ficar encantada. Quando finalmente assisti ao filme, fiquei emocionada. Que versão maravilhosa, delicada e cheia de boas interpretações. Na época do filme eu fiz um post gigante falando sobre ele por aqui, mas acabei deletando o post quando resolvi refazer o blog. Eu fiquei tão encantada com ele desde o figurino, fotografia, sonografia e claro, as interpretações. Eu achei delicado e por mais que você tenha raiva da Anna, não tem como só sentir isso dela. Matthew Macfayden está tão maravilhoso que nem sei explicar. Pela primeira vez ele conseguiu fazer um autêntico Oblonsky, que não se preocupa a fundo com nada e nem ninguém. Alicia Vikander também esta muito bem como Kitty e conseguiu demonstrar todo o meu sentimento por ela (e que verdade seja dita, não são muitos bons HAAHAH). Quanto a adaptação eu achei muito boa também, pois o livro é extenso e o filme conseguiu cortar coisas não tão importantes e as milhares de cenas bucólicas que constam nele. Enfim, eu achei essa versão maravilhosa além de linda e ganhou o prêmio de minha versão preferida.

  • JANE AYRE

Mais um filme que eu vi sem ter lido o livro. Eu já assisti o filme algumas vezes e em cada uma delas, percebo coisas novas. Mas com todos os livros e filmes também é assim, então não atribuo isso ao fato de não ler lido. Como espectadora eu digo que a história não parece ter nenhuma linha solta. Eu a entendo do início ao fim, então acho que como um filme “qualquer” ele cumpre bem o seu papel, mas desconfio que para quem leu o livro não é bem assim (digo isso baseado na minha experiências com livros/filmes adaptados). Para quem leu o livro, faço o mesmo pedido que fiz com ESAC, me conta se eu devo ler o livro ou se o filme realmente é uma excelente adaptação!!!

  • MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Senta que lá vem #textão HAHAHA Minha gente que adaptação ruim. Sério, é MUITO ruim. Quem assistir a essa versão vai achar que o livro é sobre uma história de amor, quando na verdade ela não é. É sobre a natureza e as consequências da vida e criação de cada pessoa.

O Heathcliff do filme é um amor e você o ama, o entende e até o perdoa. O do livro não. O do livro você só sente raiva e deseja que ele pague por tudo o que fez. Você tem a impressão que a personagem do livro é ruim por natureza, enquanto a do livro é ruim por consequência das coisas que viveu. E Catherine? A Cathy do livro é ruim, brinca com as pessoas, tanto que a pergunta do pai (“Cathy por que você não pode ser sempre boazinha?”) pouco antes de morrer faz 100% sentido, mas no filme não faz muito. Você a vê levando esporro do pai de graça (com exceção da cena em que ela conhece Heathcliff) e com isso você também sente empatia por ela. Entende completamente o que ela esta passando e as atitudes que toma e, mais uma vez, no livro você a vê completamente ao contrário.

Ainda tem a questão que o filme (de 2h e 9 min!!!) conta apenas metade da história do livro e que toda uma parte de 51min (sim, eu contei) é praticamente inventada! Gente, esse filme não faz sentido. Podiam ter usado a história original como inspiração, mas de forma nenhuma poderia ter pego o livro e transformado NESSE filme. Fiquei tão indignada que digo para vocês não assistirem ao filme porque não vale a pena. Leiam o livro quantas vezes forem necessárias (eu perdi as contas de quantas vezes eu já li HAHAHA), mas não assistam ao filme!

Ainda nesse tema, vocês sabiam que Bonequinha de Luxo também é adaptação de um livro? Eu já falei sobre ele aqui! Nesse mesmo post eu também falei sobre o meu filme preferido da saga Harry Potter, além de ser o filme que melhor retrata o universo do livro.

E vocês, quais são os seus filmes baseados (ou versões de) em livros preferidos? Me deixem dicas nos comentários!

Bjks

Imagem: Freepik (modificado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *