Itens que não podem faltar no seu home office

Montar um escritório em casa pode parecer fácil, mas se não for feito com calma e atenção, muitos utensílios básicos acabam  esquecidos. Comecei a fazer uma lista de itens necessários e, confesso, na primeira vez esqueci lixeira. Pensei em vários itens não essenciais, mas logo a lixeira, eu esqueci.

Por isso resolvi fazer um post com ideias e itens necessários. Tirando mesa e cadeira, que todo mundo sabe que é necessário e não tem como esquecer, eu elenquei outros itens, seja para um quarto/cômodo específico ou apenas para aquele cantinho no quarto/sala que receberá uma mesa e alguns itens. Então vem comigo:

BANDEJAS

Esse é um item que pode ser considerado luxo ou indispensável, pois bandejas nem sempre são usadas. Eu acho um item ótimo para se ter na mesa, estante ou prateleira, pois eles servem para organizar item pequenos como relógios, anéis, grampos e elásticos de cabelo, por exemplo (eu tenho mania de tirá-los ao longo do dia HAHAAHA) ou para lembrar de algo que você tenha a fazer (uma blogueira pode deixar itens para fotografar, por exemplo). Eu já fiz um post sobre isso e lá tem muitas outras maneiras de usar bandejas nesse local da casa!

ARQUIVOS E CAIXAS

Esse é um item de muita utilidade e tudo vai depender do espaço que você tem disponível, mas que não pode faltar. O ideal é que arquivos sejam acoplados na estante ou embaixo da mesa, mas se o espaço for reduzido ou se você só tiver prateleiras altas para usar, o ideal são as caixas arquivos ou mesmo caixas simples, de presente. Eles são essenciais para guardar documentos, pessoais e/ou profissionais, todos separados de acordo com sua necessidade (data, tipo de documento, separado por morador da casa ou usuário do espaço, etc). Existem alguns pequenos, normalmente encontrados em lojas como Tok & Stok e Etna, com apenas duas divisões grandes, já outros com uma divisão grande e algumas gavetas (também conhecido como porquinhos), que cabem embaixo da mesa e são excelentes para quem tem pouco espaço. Já com relação às caixas, você pode colocar divisórias (iguais aquelas usadas em gavetas de roupa) para separar, ou ainda colocar pastas dentro delas, criando assim divisões. Eu sou super entusiasta das caixas e aqui em casa tenho várias, inclusive no guarda-roupa!

CALENDÁRIO/MURAL

Acho que não existe nenhum trabalho no mundo que não seja necessário organizar as tarefas em calendário. Seja você um médico, seja um produtor de conteúdo para internet, é necessário organizar data, horários e prazos em calendários. Nada melhor do que deixa-lo visível para consulta. Acima da mesa, ao invés de colocar uma prateleira ou um quadro, coloque um calendário gigante. Pode ser pintado na parede, de cartolina, de quadro magnético de fotos ou cortiça, de treliça ou mesmo de acrílico, como esta muito em voga no Pinterest (e que eu nunca achei pra comprar aqui no Brasil, inclusive se alguém já viu, me conta, por favor!!!). Você pode fazer os quadradinhos e colocar as datas com giz ou caneta de lousa e as tarefas com post-it (assim, elas podem ser alteradas se necessário). E da pra montar conforme sua necessidade: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, etc…

DIVISÓRIAS

Elas podem ser de mesa ou de parede, mas o que não pode é não ter, pelo menos, uma. Serve para colocar documentos urgentes, como contas a pagar, uma receita do médico, um contrato que precisa ser assinado. Mas serve também para colocar qualquer outro tipo de documento, revistas, cadernos, tudo de forma organizada para que não fiquem espalhados pela mesa. Os materiais são os mais diversos possíveis, indo de couro ao plástico.

LIXEIRAS

Taí um item obrigatório em qualquer escritório. O ideal é que ela siga todo o decor do ambiente. Já com relação ao tamanho, isso depende do quanto você costuma usar de papel. Sobre ser ou não vazada, isso também depende do seu tipo de trabalho. Uma arquiteta que usa praticamente só papel, pode ter uma vazada sem problemas, já uma manicure, não tem como (até porque colocar saco plástico em lixeiras vazadas quebra todo o clima que ela propicia).

LUMINÁRIAS

Quem monta um home office precisa muito desse item! A maioria das pessoas não tem uma iluminação muito maravilhosa em casa ou então costuma trabalhar até mais tarde e ficar com a luz acesa não é opção, então uma luminária, principalmente com haste flexível, é excelente para isso. Eu, por exemplo, tenho certa dificuldade em ficar só com a luz da tela do notebook e preciso de uma outra fonte de claridade. Como trabalho muito a noite/madrugada, as vezes não posso acender a luz central do cômodo e acabo abusando da lanterna do celular, isso porque a minha luminária quebrou e não comprei uma nova #shamonme, então uma luz voltada para o meu trabalho faz muita falta. Não deixe esse item de lado, se você trabalha em horários diferentões, elas serão uma fiel companheira rs

PORTA-CANETA

Eu acho impossível alguém usar apenas o notebook para trabalhar. Sempre existe algo que precise ser anotado, rabiscado, desenhado e ter canetas e lápis a mão é mais do que necessário. E oh coisinha pra perdermos com facilidade que é a caneta né? Organiza-las é mais do que necessário. Eu sou a favor de organizar canetas da seguinte forma: pretas, azuis e lápis em um pote; coloridas em outro; lápis de cor em outro; canetas de gel ou diferentes em outro. E ainda tem de ter o potinho de borrachas, régua, tesoura, cola, grampeador e extrator de grampo. Se tiver um pequeno para clips e grampos, melhor ainda. Claro que cada um organiza da forma que achar melhor e muitas vezes um pote é o suficiente, mas tá vendo como você irá precisar de, pelo menos, um?

OUTROS

Alguns itens são essenciais e até bem básicos. Já outros são luxo. Entre os básicos está, por exemplo, um filtro de linha com espaçamento para, no mínimo, 5 tomadas e que permita que elas não  fiquem encostadas uma na outra (já reparou como em alguns temos que pular um plugue porque não cabe duas lado a lado?). Também é ótimo colocar um aviso sobre o que é cada tomada, como na imagem. Outro item importante é um separador de cabos. Eita coisinha pra enrolar, misturar, embolar e quebrar como é cabo né? Então você pode comprar em lojas grandes e especialistas em itens para escritório como Kalunga ou pode fazer o seu com miolo de rolo de papel higiênico. Ente os itens não tão necessários está uma máquina de café. “Mas Camila, eu vou trabalhar em casa, posso ir até a cozinha”. Pode. Porém em cada parada que você fizer para ir até a cozinha, é uma chance a mais de distração e perda de tempo. Se você morar com mais pessoas que trabalhem em horário diferente dos seus, as chances aumentam mais. Vá por mim e coloque uma máquina de café ou garrafas térmicas no seu ambiente. Outro item bobinho é um porta treco para pendurar bolsa ou casaco, por exemplo. Existem pessoas que não gostam de deixar esses itens na cadeira ou no chão, então ter um porta bolsa ou porta treco é uma opção e, como na foto, você pode fazer o seu usando maçaneta antiga (eu AMEI essa ideia).

IDENTIDADE DO HOME OFFICE

Isso não é um item necessário, é mais como uma recomendação. Manter a identidade da casa, no home office é muito importante, principalmente se você não usar um cômodo específico para ele. Escolher itens que, talvez, você colocasse em outros lugares da casa é uma dica. Por outro lado, se sua casa for extremamente colorida isso pode não ajudar muito na hora de trabalhar. Para algumas profissões o ideal é manter um ambiente claro, que transmita calma, então tente equilibrar. Cuidado para não ter a casa com decoração marroquina e o espaço do home office com decor nórdico 😉

E aí, esqueci de algo? Espero que não, mas caso eu tenha esquecido, deixa aqui nos comentário, quem sabe não rola um post 2?

Quem tem um espacinho em casa para trabalhar, como lida com essas questões? Montaram um espaço novo ou reaproveitaram o que já tinham em casa? Me conta!!!

Bjks

Imagens: Pinterest

1 thought on “Itens que não podem faltar no seu home office

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