Livros clássicos para ler nas férias!

Eu passei minha adolescência toda lendo livros clássicos. Naquela época (uns 15 anos atrás) as editoras de revistas e livros lançavam coleções especiais com X livros clássicos da literatura nacional, Y livros clássicos da literatura internacional, Z livros do autor A e por aí vai. Minha irmã sempre comprava e eu também frequentava bastante a biblioteca municipal, então acabava lendo muito.

Recentemente estava olhando os livros que minha irmã ainda tem e percebi como muito desses livros me ajudaram a ter “a cabeça” que tenho hoje. Muitos livros, sem nenhuma intenção, acabaram iniciando meu processo de desconstrução e isso foi muito importante.

Como muita gente coloca nas listas de início de ano meta de ler mais, eis aqui alguns livros para conhecer ou reler:

  • O MUNDO DE SOFIA: Romance da História da filosofia – JOSTEIN GAARDER

Ele conta a história da adolescente Sofia que esta prestes a completar 15 anos de idade. Um dia ela recebe uma carta pelo correio com algumas questões filosóficas e, logo depois, inicia um curso de filosofia com um professor que só conhece através das cartas. Eu li com uns 13 anos e o final ainda é um pouco confuso, mas estou relendo. O que é mais legal desse livro é que você conhece um pouco da história da filosofia e consegue conhecer os grandes pensadores. De forma simples, escrita para adolescentes, ele abre as mentes e caminho para que se conheça mais um pensador ou mesmo um movimento inteiro. Em um país como o nosso, onde as aulas de filosofia muitas vezes são superficiais, esse livro escancara uma porta para as mentes curiosas. Algumas pessoas já me disseram que esse livro é chato, que a história é lenta, mas eu não achei da primeira vez que o li e nem estou achando agora. Acho que vale dar uma chance!

  • A DAMA DAS CAMÉLIAS – ALEXANDRE DUMAS FILHO

Marguerite é uma prostituta que se apaixona por um estudante de Direito. Como as mulheres da época, ela possui tuberculose e esta em situação muito difícil, mas mesmo assim vai viver com o amante, deixando todos os clientes e o luxo eles lhe forneciam para trás. Mas, claro, ela tem de enfrentar os preconceitos, nem tão “de época” assim. A história é de um romance clássico, mas não deixa de ser muito parecido com histórias que vemos atualmente. Com uma personagem central que nos deixa completamente hipnotizados, o livro mostra como as pessoas podem ser cruéis e julgadoras. Faz com que tenhamos mais empatia! A história também foi transformada em filme, mas eu não recomendo.

  • MADAME BOVARY – GUSTAVE FLAUBERT

Esse livro também é um clássico e também possui uma personagem feminina no centro da história. Emma Bovary é uma mulher fútil que casa com um médico não muito bem sucedido, porém rico. Depois de mudarem-se de cidade, Emma começa a ter um caso extraconjugal, gasta mais do que as economias do marido pode pagar e tem um fim trágico. Nesse tempo, Emma engravida de uma menina, e além de todos os problemas que tem de enfrentar por si só, ainda tem uma bebe para cuidar. Os problemas que ela enfrenta são típicos de mulheres do século XIX, mas muitos deles podem ser adaptado para os dias atuais. Emma também é considerada uma das primeiras (talvez a primeira) fashionista da história da literatura. Ela gasta rios de dinheiro para ficar parecida com as mulheres de Paris e se destacar na pequena cidade em que vive. Eu já li o livro umas 3x e minha visão sobre ela foi mudando ao longo do tempo. Já passei por fases de amor e outras de ódio. Acho que é um livro ótimo para relermos ao longo da vida, conforme nossa visão de mundo muda.

  • MULHERZINHAS – LOUISA MAY ALCOTT

Primeiro eu conheci o filme e só muito tempo depois eu fiquei sabendo que era livro HAHAHA. Ele conta a história de 4 irmãs, as March. Elas vivem com a mãe, possuem uma tia muito rica e moram em uma casa bonitinha do interior. Cada uma delas tem uma personalidade e vivem experiências diferentes. Uma delas sonha em casar, ter filhos, mas consegue um marido pobre. Outra consegue um marido rico. A terceira deseja ser escritora e outra tem o sonho de ser pintora. Cada uma delas passa por mudanças na vida que as leva a tomar decisões diferentes. Amores, o sonho de ter uma carreira, a forma como lidam com a mãe, com os vizinhos, tudo é retratado no livro. E você percebe semelhanças e diferenças com cada uma delas, mesmo que os tempos sejam outros. Talvez tenha sido aqui que eu percebi que não somos apenas uma coisa só, que rótulos não deveriam existir e que a medida que crescemos e conhecemos o mundo vamos mudando!

  • AS MENINAS – LYGIA FAGUNDES TELES

Lygia, com certeza foi uma das autoras que ajudou a formar meu caráter. Eu li quase todos os romances que ela escreveu, mas As Meninas está no top dos meus preferidos. Ela mostra um período curto da vida de 3 jovens universitárias: Lorena, Ana Clara e Lia. Durante o período da ditadura, elas estão com aulas suspensas e por isso a conhecemos como elas realmente são. Lorena, a virgem, que tem sonhos eróticos com o namorado mais velho (e casado) e passa os dias esperando uma ligação dele. Lia, a revolucionária, que participa de um grêmio de anarquistas; e Ana Clara, a viciada em drogas, que vive curtindo perigosamente a vida. Elas moram em um pensionato de freiras e tem de lidar com as diferenças (sociais e até físicas) entre elas e com os próprios desejos de vida. Reli esse livro esse ano e percebi muita coisa diferente da primeira vez, quando tinha cerca de 15 anos. Não só por conhecer mais o período de ditadura, como por ter passado por situações parecidas (ou conhecido alguém de perto que passou) com as delas. Mais uma vez o leitor consegue identificar semelhanças e diferenças em cada uma das protagonistas e com isso perceber que os rótulos fazem cada vez menos sentido!

Esses são 5 livros que eu acho que todo mundo deve ler, principalmente as meninas, adolescente, mulheres! São livros que nos mostram como o mundo pode ser podre conosco, mas também como é possível aprendermos com ele. Com certeza absoluta eu cresci muito ao ler (e reler) cada um deles! Eu fiz questão de comprar alguns desses livros e são daqueles que desejo guardar para minhas filhas (se tiver) e sobrinha!

Vocês tem livros que leram na adolescência que impactaram a vida assim? Me contem quais! Já leram algum desses? Me contem o que acharam também!!!

Bjks

Imagem: Pexels

P.S.: o post não é publi da Amazon, apenas o blog faz parte do programa de associados e ao comprar algum livros pelos links indicados, eu ganho % nas vendas!

P.S.2: todos os links possuem a possibilidade de comprar a versão digital do livros, caso essa exista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *