Low Poo para onduladas

Eu já comentei por aqui que comecei a fazer low poo, prometi post para explicar o que era e sumi HAHAHA Pois bem, cá estou para cumprir minha promessa!! Eu conheci o procedimento através de amigas no grupo Fashionismo, lá do FB, no final de fevereiro de 2016 e desde então eu sigo fazendo.

Low poo, nada mais é, do que usar shampoos menos agressivos nos cabelos, ou ao pé da letra, pouco shampoo. A técnica foi criada pela estadunidense Lorraine Massey ao lançar o livro “Curly Girl”, onde ela ensina a técnica para as cacheadas e crespas que desejam sair da vida de escova, chapinha e alisamento e assumir de vez seus cachos naturais. O procedimento ganhou visibilidade na mídia e posteriormente foi dito que ele servia para todos os tipos, formatos e texturas de cabelos.

No low poo a regra primordial é excluir elementos altamente nocivos aos fios, como os sulfatos e petrolados, além de seus derivados. Bem, petrolados acho que não precisa muito de explicação do porque ele é nocivo né? O próprio nome já diz, afinal ele vem de petróleo e ninguém deseja passar graxa no cabelo, então porque usar um shampoo que contém substâncias como parafina líquida e óleo mineral, ainda mais tão perto do cérebro? Não que ele vá penetrar e causar problemas mentais, mas não custa nada evitar.

Os sulfatos tem a função de limpar os fios profundamente, por isso sempre achamos os tipos mais fortes no shampoo e mais fracos no condicionador. Então o shampoo limpa o sulfato do condicionador e o condicionador repõe o sulfato para o shampoo tirar. É um ciclo vicioso que vivemos com nossos cabelos deixando-os cada vez mais ressecados. Mas se a função é apenas limpar, porque tirá-los? Ai é que vem a pegadinha: sulfato não é o único agente limpante do shampoo, mas é o que faz gerar o ressecamento. Além disso, o sulfato misturado aos demais agentes presentes em shampoos e condicionadores fazem um jogo de esconde-mostra conosco, maquiando a real situação do fio. É por isso que temos a sensação de cabelo bonito após usar o condicionador e a de cabelo estragado quando, por alguma razão, não o usamos. Os shampoos sem sulfato tem uma característica bem particular: quase não fazem espuma. Adivinhem quem é que causa a espuma? Sim os sulfatos, por isso que quanto mais shampoo, mais espuma.

Depois de ler muito a respeito, em vários locais, eu decidi começar. Junto com o low poo eu também iniciei o Cronograma Capilar que consiste basicamente em revezar hidratações, nutrições e reconstruções para devolver a saúde dos fios, mas vou falar sobre ele em um post futuro.

Nas primeiras semanas meu cabelo parecia estragado, sem forma, poroso e pra piorar a situação eu tinha descolorido parte dele por conta própria, além de ser viciada em fazer escova e chapinha toda vez que lavava. Ou seja: caos generalizado. Depois de um mês eu vi resultado e meu cabelo era outro. Também começou a crescer decentemente, cair menos e ganhar forma. Meu ápice foi fazer nutrição com óleo de amêndoas doces, deixa-lo secar ao ar livre e ele ficar ondulado (na medida do possível, afinal meu cabelo é 2a/2b dependendo do quão comprido esta).

O low poo é muito importante para as meninas que estão em transição capilar, pois com tantos produtos e, muitas vezes, fazendo químicas pesadas a tanto tempo elas não lembram qual a forma natural dos seus cachos. O low poo também é importante para a definição do cabelo, seja ele do tipo que for. Pode acontecer de o cabelo naturalmente oleoso ficar muito mais ou um cabelo seco parecer esturricado, pois como não existe nada que o maqueie, a pessoa consegue enxergar seu estado real e assim tratá-lo do jeito que desejar, além de ter muito mais possibilidades na hora de fazer penteados e cortes, por exemplo.

No poo

Existe também uma outra categoria que é sem shampoo. Alguns condicionadores possuem agentes limpantes parecidos aos do shampoo e que tiram também os silicones solúveis em água (estes são proibidos para no poo, além dos petrolados e sulfatos), então para quem deseja ir fundo na técnica pode optar por usá-los. Como o produto para lavar os cabelos é o condicionador específico, a técnica foi nomeada de “sem shampoo” e por isso ela agride os fios menos do que o low poo.

OBS: quem faz low poo, pode usar os condicionadores limpantes para fazer lavagens, vez por outra. Essa técnica é chamada de co-wash;

OBS 2: a grande maioria de shampoos para bebês e crianças, como é o caso dos shampoos Johnson’s por exemplo, não possuem sulfatos e petrolados na fórmula. Isso significa que a grande maioria das pessoas inicia a vida fazendo low poo. Alguns condicionadores, como é o caso do clássico amarelinho da Johnson’s, também servem para no poo. Depois dizem que cabelo de criança só é mais bonito que os de adultos por conta de hormônios que entram em nossas vidas na adolescência.

OBS 3: o low poo sozinho não fará milagres pelo cabelo se o organismo estiver com alguma deficiência de nutrientes. As vezes seu cabelo cai muito, está opaco, muito mirrado ou muito armado e a culpa não é só do sulfato. Procure um dermatologista!!!

OBS 4: antes de iniciar a técnica, lave todos os seus pentes, escovas, presilhas e elásticos de cabelo com produtos sem petrolados;

OBS 5: quando for iniciar o low poo faça uma lavagem com shampoo que não contenha petrolados e use condicionador  já liberado para low poo. Na lavagem seguinte, use shampoo e condicionador liberados.

Vou deixar aqui alguns produtos que eu amo, que comecei a usar quando descobri a técnica, que uso até hoje e outros que desejo usar:

Shampoos
Condicionadores

Isso é um pouquinho do que eu sei sobre Low Poo. Tenho quase um ano na técnica e ainda me confundo com os produtos liberados, mas com o tempo vou aprendendo mais.

Para quem tiver aparelho Android, existe um app chamado Low Poo que fala sobre a técnica e indica produtos liberados, além de conseguirmos fazer uma listinha dos produtos desejo. Me ajudou muito quando comecei a fazer. No YT também existem milhares de vídeos de cacheadas falando sobre a técnica e dando mil e uma dicas, super vale a pena olhar com calma e ler o máximo possível de informações antes de começar!

Qualquer duvida que surja, podem deixar nos comentários que eu respondo! Espero que tenha sido bem esclarecedor!!!!

Bjks

Imagens: destacada >> Pinterest; Shampoos Johnson’s >>> divulgação; Produtos >>> Google

 *se você for o autor de alguma das imagens utilizadas e deseja que esta seja removida, entre em contato através do formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *