Mês da Poesia e aniversário de Carlos Drummond de Andrade

Você sabia que outubro é considerado o Mês Nacional da Poesia e foi escolhido por ser o mês de aniversário do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade? O poeta nasceu no dia 31 de outubro de 1902 e se estivesse vivo completaria, nesse ano, 115 anos.

O poeta ficou conhecido por conta de sua temática cotidiana e seus versos livres, parecidos com os da era modernista. Foi amigo de grandes nomes da literatura e poesia nacional como Mario e Oswald de Andrade. Além de suas poesias, também escreveu crônicas para jornais cariocas e mineiros e sempre manteve seu cargo público na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro de 1934 até 1962.

Drummond teve seus poemas traduzidos para o espanhol e lançados na Argentina e Espanha, além de traduções para países como França, Suécia, EUA e também para Portugal. Recebeu diversos prêmios por suas poesias e livros.

Durante sua vida lançou livros infantis como O Elefante, História de Dois Amores, entre outros. Também recebeu homenagens como da escola de samba Mangueira, isso já no ano de sua morte, em 1987. Seu falecimento ocorre em decorrência da tristeza em 17 de agosto, 12 dias após o falecimento de sua filha Maria Julieta.

O autor ganhou em 2016 um site dedicado a contar sua história e mostrar suas principais obras. Vale super a pena passar por lá e descobrir todos os trabalhos desse poeta tão importante da nossa história. O site é o carlosdrummond.com.br.

Lá na página do Cafofo no facebook eu estou com o projeto #365DIASDEPOESIA e durante a última semana todos os poemas foram do poeta. Passa por lá para ver e me diga se você tem algum poema de Drummond preferido? Eu, sinceramente, amo muitos e não consigo eleger apenas um!

Bjks

Imagem: Freepik (modificado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *