Ser leitor é tendência

Vocês sabem que eu amo ler, né? Mas ao invés de usar esse espaço para escrever sobre as minhas leituras, eu resolvi convidar minha amiga, Lidiane Cirilo, para escrever sobre isso. Ela é leitora assídua e todo mês trará novas indicações de livros. Eventualmente eu também farei posts nessa tag. Desde já, obrigada Lidi por ter aceitado o convite.

Todo início de ano traz os bons clichês das promessas, das novas resoluções de vida, dos planejamentos e das metas de leitura para nós, leitores.

Se você é leitor assíduo, ou quer criar o hábito de ler com maior frequência em 2017, vai gostar da lista que segue. Resolvi ranquear as cinco melhores leituras que fiz em 2016, para ajudar a incrementar sua meta ou para te deixar com vontade de quebrar regras e sair da estatística de apenas quatro* livros lidos por brasileiros no ano! (How dangerous is that? Hã?)

Os livros citados abaixo foram avaliados com 5 de 5 estrelas no Skoob (rede social para leitores/livros, assim como a Filmow é para séries/filmes). Minhas impressões e um trecho acompanham as indicações. E a sinopse, Lidiane? A ideia não é dizer sobre a história – isso tem no livro, nos sites de venda, no book trailer – mas contar por que ela é boa e ganhou ✩✩✩✩✩;)

5º lugar: Os dois mundos de Astrid Jones – A. S. King

Uma história maravilhosa, com uma protagonista cativante, que pode e deve ser lida por quem gosta do gênero, por quem procura uma literatura pra se identificar (temática LGBTQ+), por quem tem interesse sobre o assunto e por quem gosta de ler. E por quem tem preconceito também, que é pra se sentir ridículo ao se ver em alguns personagens insuportáveis.

Citação: “Há de fato duas coisas, ciência e opinião. A primeira gera conhecimento e a segunda, ignorância.”

Gênero: Ficção Juvenil

Compre: Os Dois Mundos de Astrid Jones

4º lugar: Harry Potter e prisioneiro de Azkaban – J. K. Rowling

É o meu livro favorito da série, que, se você não conhece, é composta de sete livros, e este é o terceiro. Há tanto nas entrelinhas quanto no superficial, que é impossível não se encantar com a narrativa e com o estilo de escrita da autora.

Citação: “[…] por vezes a gente tem que se aliar com gente que prefere evitar.”

Gênero: Ficção Infantojuvenil

Compre: Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (Série de Harry Potter)

3º lugar: Doutor sono – Stephen King

Sabe quando a continuação é tão boa quanto o primeiro livro? Aqui a gente descobre como está Dan Torrance e aprende que, em algum momento da vida, teremos de lidar com os nossos próprios demônios… Leitura incrível! Porém, só fará sentido se você já tiver lido “O iluminado”, o que não será sacrifício algum – uma vez que ele é igualmente bom.

Citação: “Porque tudo que vai volta. Talvez seja sorte ou talvez o destino, mas, de qualquer maneira, volta.”

Gênero: Ficção Americana

Compre: Doutor Sono

2º lugar: Hibisco roxo – Chimamanda Ngozi Adichie

Lindo. Emocionante. Verdadeiro. A escrita da autora é envolvente mesmo nos momentos mais cruéis da história. Não é aquele tipo de livro que melhora na página 100. Ele já começa bom! Eu poderia fazer vários elogios, mas vou fazer apenas um pedido: leia.

Citação: “Os tiranos continuam reinando porque os fracos não conseguem resistir.”

Gênero: Ficção Nigeriana

 Compre: Hibisco Roxo

1º lugar: O sol é para todos – Harper Lee

Depois da leitura, entendi o porquê deste livro ser o favorito da vida de muita gente. Que. Livro. Espetacular. Um clássico que, por mais que retrate o perfil de uma época, tornou-se atemporal pelo tema que aborda.

Citação: “[…] a gente só conhece uma pessoa de verdade quando se coloca no lugar dela e fica lá um tempo.”

Gênero: Ficção Americana

Compre: O Sol É Para Todos

Há leitores que planejam uma leitura – ou várias – por mês, que participam de desafios literários, que passam o ano todo com um livro só, que leem sem pressa, que devoram… Seja qual for o seu perfil, ‘tá valendo, ‘tá em alta, ’tá na moda ser leitor. Então, escolha qualquer um dessa lista, para começar, e bem, o ano.

Lembre-se: se você não ler nada em 2017, vai ficar devendo para as estatísticas e para você mesmo!

Já leu algum desses? Me conta! o/

*Pesquisa realizada pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro/2015 (http://prolivro.org.br/home/atuacao/28-projetos/pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil/8042-downloads-4eprlb)

Quem sou eu: Professora nas horas remuneradas, leitora nas horas vagas.

Meu skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/520147

Imagens: imagem destacada: Huffpost Brasil; capas: Google

*se você for o autor de alguma das imagens utilizadas e deseja que esta seja removida, entre em contato através do formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *